BLOG DA ALÉM

ALÉM DAS PALAVRAS VOANDO JUNTO COM REDE BRASIL DO PACTO GLOBAL PELO COMBATE À CORRUPÇÃO!

Por Além das Palavras 27/07/2019 16:32:53

Entre os meses de maio e julho/2019, a Além das Palavras forneceu suporte para as atividades desenvolvidas pelo GT Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global.

Este suporte foi direcionado principalmente para duas iniciativas: a Ação Coletiva no Setor de Construção e Engenharia e a Ação Coletiva no Setor de Limpeza Urbana, Resíduos Sólidos e Efluentes.

As ações coletivas são um processo de cooperação entre várias partes interessadas. Uma aliança de organizações que pensam como o problema pode ser abordado e resolvido a partir de múltiplos ângulos, assim, o impacto das ações pode ser aumentado. Tendo como objetivo engajar os setores de engenharia e construção e limpeza urbana, resíduos sólidos e efluentes para a consolidação de um ambiente ético e saudável, com integridade e livre de corrupção, para promoção de negócios em bases sustentáveis.

Durante o período deste suporte, a Além das Palavras contribuiu no planejamento e auxilio das iniciativas envolvidas, como na elaboração de atividades e na realização das reuniões das organizações participantes das ações. A foto acima registra a participação do diretor-executivo do Instituto Ética Saúde, Carlos Gouvêa, em uma das reuniões promovidas pela Ação Coletiva de Engenharia e Construção.

Por mais que as ações individuais de empresas sejam importantes, elas não são suficientes para o combate efetivo da corrupção nos seus respectivos setores. Ao contrário, quem age de forma íntegra, mas sozinho, corre em concorrências desleais. Isto demonstra a importância deste formato de ação e para a Além das Palavras foi um período de grande aprendizado está em contato com as atividades desenvolvidas em prol da construção de pactos setoriais pela integridade no Brasil, resume Fábio Risério, sócio-diretor da Além das Palavras.