BLOG DA ALÉM

A ALÉM DAS PALAVRAS CONCLUIU A ETAPA DE AVALIAÇÃO DE RISCOS NO PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE NO ETHOS

Por Além das Palavras 27/07/2019 17:47:05

No mês de junho passado, a Além das Palavras concluiu a etapa de Avaliação de Riscos, etapa de grande relevância estratégica no plano de implementação do Programa de Integridade no Instituto Ethos.

Em dez reuniões presenciais com todas as áreas da organização, a maioria dos profissionais foi entrevistada tendo como objetivo principal identificar as situações de maior exposição ao risco de ética e integridade no Ethos, dando ênfase não as consequências (que são mais visíveis aos olhos dos profissionais) e sim, as causas (que possuem origens muitas vezes desconhecidas e que precisam ser atacadas).

Ao realizar as entrevistas com as áreas do Ethos colocamos em prática a nossa metodologia de entender a organização como um todo. Por meio de perguntas feitas de forma mais ampla, entendendo os ambientes em que a organização opera e com quem se relaciona. Entendendo como os vários controles internos estão funcionando na organização, explica Fábio Risério, sócio-diretor da Além das Palavras.

A maioria das organizações estão num momento de limitações de recursos humanos e financeiros. Nesse cenário é imprescindível alocar esses recursos para enfrentar os riscos mais significativos da organização, ou seja, para onde eles têm maior probabilidade de ocorrer, maior impacto negativo para a sua organização, conclui Risério.

A próxima etapa é a discussão e validação dos planos de mitigação dos riscos mais significativos mapeados na fase de avaliação de riscos.