BLOG DA ALÉM

QUANDO A PRIMEIRA VIAGEM É ÓTIMA, SEMPRE VOLTAMOS! (ALÉM DAS PALAVRAS NOVAMENTE VOANDO NOS ARES DA PUC-CAMPINAS)

Por Além das Palavras 13/10/2019 12:18:11

No dia 5 de outubro, a Além das Palavras teve a felicidade de pousar novamente na bela cidade de Campinas, através do seu sócio-diretor, Fábio Risério, que ministrou no período da tarde o módulo Monitoramento e Auditoria e Gerenciamento de Crises para a terceira turma do Curso de Extensão em Compliance oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e pela GLOOBAL Compliance.

Foi uma oportunidade de levar olhar da Além das Palavras para estes temas para uma turma de alunos a abrangência e importância dos temas de ética e integridade não só para as organizações para a sociedade como um todo.

Apesar de não ser o pilar do Programa de Integridade mais discutido o monitoramento e auditoria tem um papel relevante de verificar se a efetividade do Programa de Integridade. Além de identificar se os riscos identificados sofreram alguma mudança ou novos riscos surgiram, diz Fábio Risério.

Risério afirma também que discutir o tema gerenciamento de crises é igualmente importante para profissional que atua ou tem interesse em atuar com compliance e ética nas organizações. Afinal, boa parte dos assuntos que este profissional irá lidar no seu dia a dia tem potencial de ser tornarem crises para as suas organizações, devido a sua natureza, estamos falando de denuncias de corrupção, fraudes, formação de cartel, sem falar de assédios e outros comportamentos antiéticos.

Por fim, Fábio ressalta que além da importância dos assuntos tratados nas aulas na PUC-Campinas, uma das mais conceituadas universidades do país é sempre um prazer rever amigos, como o Rodrigo Costa, da GLOOBAL Compliance, idealizador do curso e do Bruno Pires Bandarovsky, da Missão Compliance, que ministrou módulo na parte da manhã, além é claro de fazer novas amizades com os alunos.

Que venham novos voos, novas paisagens e principalmente novas oportunidades de fazer amigos e de avançarmos na consolidação da ética e integridade nas nossas organizações!!!