BLOG DA ALÉM

ALÉM DAS PALAVRAS VOANDO PELOS ARES MINEIROS BELO HORIZONTE LEVANDO A CULTURA DA INTEGRIDADE

Por Além das Palavras 13/11/2019 18:15:24

Em outubro, o sócio-diretor da Além das Palavras, Fábio Risério ministrou em companhia da consultora Dilma Pimentel, os módulos do Curso de Educação Executiva de Integridade do Instituto Ethos em Belo Horizonte, depois de ter sido realizado em SP no mês de maio e no Rio de Janeiro no mês junho.

Entre os dias 28 e 31 de outubro, cerca de 20 pessoas participaram do curso, incluindo profissionais que representaram várias empresas associadas ao Instituto Ethos, como a FIEMG, Anglo American, Anglo Gold, Cenibra, entre outras.

O foco do curso foi à organização de um sistema de integridade nas empresas e o passo a passo da sua implementação, o curso teve o apoio da FIEMG-Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

Segundo Fábio Risério oportunidades como estas são especialmente ricas para compartilhar as ferramentas que fazem parte da implementação de um programa de integridade, mas sobretudo em compartilhar a importância da governança, gestão e cultura pela integridade, afinal, são elas que irão garantir a sustentabilidade daquilo que foi implementado.

O maior desafio não está na criação das ferramentas, como código de conduta e/ou canal de denuncias, mas sim na sua efetividade e esta se dar principalmente por meio da cultura organizacional que tem como pilares o modelo de governança e gestão das empresas, finaliza Risério.

SESI, FIEMG, Anglo American, Anglo Gold, Cenibra, COPASA, AEC e Samarco eram algumas das organizações representadas pelos seus profissionais durante o curso.

Em 2020, o objetivo é repetir o Curso de Educação Executiva de Integridade do Instituto Ethos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e também replicá-lo em outras localidades.